sexta-feira, 30 de março de 2012

BASE : FALTA ESPAÇO E PACIÊNCIA

Léo Bonatini, a nova esperança.
O novo diretor de futebol do CRUZEIRO, Alexandre Mattos, chegou com o discurso de que a base terá maior integração com o time profissional e que novos valores seriam melhor observados do que nos anos anteriores. É fato, que já ouvimos essa promessa por diversas vezes e o cenário nunca mudou.

O CRUZEIRO tem uma estrutura invejável para suas categorias de base, porém o resultado que se espera, revelar jogadores para o time profissional, não aparece faz muitos anos. Se não me falha a memória, Fábio Júnior e Guilherme foram os últimos que realmente ganharam espaço no time e a confiança da torcida. Apareceram alguns candidatos como Kerlon e Bernardo, mas não conseguiram se firmar. Diego Renan e Marcos vieram da base e hoje são titulares, mas não possuem a confiança da torcida.

Então fica a pergunta: Como que um clube como o CRUZEIRO, que investe milhões por ano, não consegue revelar novos valores para seu time profissional? De quem é a culpa?

A culpa não é exclusiva. Existem várias vertentes para explicar esse absurdo que acontece em nosso clube e que provavelmente ocorre o mesmo em muitos grandes times do país.

DIRETORIA
Qualquer diretoria, de qualquer segmento, busca sempre um resultado satisfatório para o investimento que realiza. No caso da diretoria do CRUZEIRO, o retorno esperado deveria ser a revelação de novos valores. Eu digo deveria, pois se não há o resultado esperado porque o investimento continua? Não me interpretem mal, mas é apenas a linha de raciocínio lógica de mercado. Logo, isso nos faz pensar que outros interesses podem estar envolvidos que não sejam o real motivo da base existir. Além disso, será que a diretoria cobrava e vai cobrar do técnico o espaço necessário para os garotos?

EMPRESÁRIOS
São o câncer do futebol. Com o pensamento único em lucrar com jovens promessas, esses malditos estão circulando nas categorias de base tentando aliciar os garotos e induzindo-os a "peitarem" o clube por condições contratuais melhores sob a ameaça de se transferirem. Na outra ponta eles agem como barreiras para a revelação de nossas promessas, fazendo com que o clube seja vitrine e aceite determinados "cabeças de bagre" no elenco para "compor" o currículo e conseguir algo melhor no futuro. E de quem esses medíocres tomam espaço? Nossos garotos! Mas por algum motivo ainda inexplicável, os clubes vem convivendo com essa situação passivamente.

TÉCNICO
Dizem que é ele quem escala. Ouço maravilhas de jovens valores da base do CRUZEIRO, mesmo não estando presente diariamente. Mas parece que o "técnico", que está na toca todos os dias, não é bem informado como eu. Brincadeiras a parte, a parcela de culpa do atual "treinador" e de outros recentes que aqui estiveram está evidente no que eles chamam de "homens de confiança". Esses jogadores que os técnicos trazem de fora e na maioria das vezes não jogam absolutamente nada, estão ocupando o lugar que deveria ser dos nossos garotos. Um exemplo recente que vos digo: Sandro Manoel, ótimo voltante da base, é MUITO MELHOR que Amaral e Rudnei. Mas como os dois são de confiança do "treinador", o garoto foi jogado lá no Santa Cruz de Recife.

TORCIDA
Nós também temos culpa, senão uma das maiores. Estamos tão ávidos por uma grande revelação que no 1° erro do garoto já ouço nas arquibancadas: "Ruim de mais! Não serve para o CRUZEIRO." Daí em diante, o garoto fica nervoso, a torcida não apoia, e muitas vezes vaia sem dó, e raramente ele volta a figurar até mesmo na lista dos relacionados para os jogos. Este ciclo vem sendo sistematicamente cumprido a risca. Ora, se temos paciência com os erros bisonhos do Wellington Paulista, que já é calejado, porque não com o nosso patrimônio? Neste caso deveríamos receber um atestado de burrice.

Enfim, nossa base possui valores que se tiverem a mesma oportunidade que outros péssimos estão tendo, certamente vamos revelar grandes jogadores. É preciso que todos os envolvidos mudem a postura e passem a olhar para garotos como Élber, Sandro Manoel, Thiaguinho, Gabriel Araújo, Gil Bahia, Lucas Silva, Léo Bonatini como sendo o futuro do CRUZEIRO, aqueles que nos darão a alegria e títulos que desejamos em campo.

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário.

Um abraço a todos e saudações Celeste

1 comentários :

  1. Hi, nice post. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back and I would be happy to give you our link.

    Thanks!

    Frank
    frank641w@gmail.com

    ResponderExcluir

 
Back to top!